Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

netviagens sapo

Férias, Cidades e Hotéis - Netviagens. O melhor, pior e as recomendações sobre turismo e viagens. Companhias Aéreas, Alojamentos e destinos

netviagens sapo

Formas fáceis de recuperar a bagagem perdida

Quem viaja com frequência provavelmente já foi confrontado com o problema do extravio de alguma das suas malas. 

Bagagens Perdidas

 

Chegou à ilha paradisíaca mas não tem bikini, quer passear em Paris mas seus casacos estão do outro lado do Mundo, vai ter reuniões importantes em Zurique mas a sua gravata da sorte está algures entre o porão do avião ou o desorganizado concierge. Felizmente que as novas tecnologias estão a trazer formas fáceis de recuperar a bagagem perdida.

Já existem alguns sistemas como:

  • Etiquetas RFID (Identificação por Rádio Frequência);
  • GPS (Sinal de Satélite);
  • Códigos de Barras, utilizados pelas operadores de handling dos aeroportos. 

Os códigos de barras sendo um método simples e barato ainda apresenta algumas falhas. Sem contar com os erros humanos, as etiquetas podem cair, os leitores automáticos das passadeiras rolantes podem interpretar de forma errada o destino quando existe uma sobrecarga de bagagens. Este sistema é da responsabilidade das companhias aéreas e o viajante não tem qualquer controlo sobre a etiquetação e seu controlo.

 

As etiquetas RFID e o GPS têm a grande vantagem de serem administradas pelo prórprio, mas com custos elevados. Cada um destes sistemas tem preço elevado, para além de grande consumo de energia e que é inviabilizado se a viagem for muito distante, pois as baterias ficam descarregadas antes de chegar ao destino.

 

Mas existem já empresas como a trakdot.com que vendem um equipamento de localização usando a tecnologia GSM (idêntica à dos telemóveis/celulares). Este aparelho funciona com 2 pilhas AA que duram 1 mês em funcionamento contínuo. O equipamento tem um sensor que o desliga automaticamente quando a velocidade do avião ultrapassa os 100 nós (185Km/h), voltando a ligar-se assim que o avião aterra. As autoridades de Regulamentação Aeronáutica já aprovaram o equipamento como sendo seguro. A notificação da localização da bagagem com o trakdot no seu interior é feita pelo envio de um SMS para o smartphone do viajante.

 

Apenas uma desvantagem neste sistema, se a bagagem for parar a um deserto sem comunicações móveis, não funciona, os seus objectos continuarão perdidos...