Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

netviagens sapo

Férias, Cidades e Hotéis - Netviagens. O melhor, pior e as recomendações sobre turismo e viagens. Companhias Aéreas, Alojamentos e destinos

netviagens sapo

Praia de Odeceixe, Algarve

A praia de Odeceixe situa-se na Costa Vicentina no concelho de Aljezur. No topo norte corre o rio Seixe que faz a divisão entre o Alentejo e o Algarve, fazendo com que este areal seja o primeiro da região algarvia. Em 2012 foi classificada como uma das mais belas de Portugal no concurso de 7 maravilhas na categoria de Arribas.

 

 

Praia de Odeceixe, Vila do Bispo

 

Embora tenha o mesmo nome que a localidade, a zona costeira fica a 3 quilómetros da povoação, 6 minutos de carro ou 30 a 40 minutos a caminhar.

Esta zona é muito procurada por surfistas, e a ondulação pode ser forte especialmente durante as marés altas. Contudo existe a alternativa nas margens da foz do rio que com as suas águas tranquilas parece uma piscina, ideal para crianças.

 

Desde a povoação de Odeceixe até à praia é possível apreciar uma paisagem natural, não adulterada pelo betão ou construção. No vale do rio que corre até ao mar existem várias plantações hortícolas, cavalos, burros e gado que pasta livremente.

 

Vale do rio Seixe

 

Aqui os Verões costuma ter temperaturas mais suaves do que o sul da região e os termómetros raramente ultrapassam os 30ºC.

A praia está dividida em 2 partes: A parte norte, com uma extensão de 500 metros de areal, delimitada pela arriba junto à qual desagua o rio Seixe e por rochas que a separam da parte sul; A parte sul é chamada de praia das Adegas, uma zona naturista oficial.

Para aceder à zona sul existe um caminho íngreme de terra batida seguido de escadas de madeira. Durante a maré vazia é possível a passagem entre as 2 zonas.

 

 

Tanto a praia de Odeceixe como a das Adegas têm nadador-salvador durante a época alta de veraneio. Existem pequenos bares e restaurantes no cimo da orla costeira que servem sandes, saladas, refeições e petiscos.

 

Na localidade não existem hotéis e a oferta de alojamento resume-se a residenciais, turismo de habitação, turismo rural, apartamentos e quartos privados.

 

 

A praia de Odeceixe não é certamente o lugar de quem procura multidões, festas animadas, discotecas, bares apinhados e espaços urbanos, mas sim, quem quer estar em contacto com a natureza, descontracção e evitar o stress.