Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

netviagens sapo

Férias, Cidades e Hotéis - Netviagens. O melhor, pior e as recomendações sobre turismo e viagens. Companhias Aéreas, Alojamentos e destinos

netviagens sapo

Porto Covo Sudoeste Alentejo

A povoação de Porto Covo pertence ao concelho de Sines e está situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

 

Aldeia de Porto Covo, Alentejo

 

É uma localidade muito típica pois conserva ainda muitas das suas características de porto pesqueiro sem ter sido adulterada pela massificação turística e invasão do betão.

As suas principais atracções são as praias, a praça Marquês de Pombal, a ilha e os Fortes.

 

 

A aldeia foi fundada no século XVIII pelo comerciante Jacinto Fernandes Bandeira. A sua edificação nasce a partir de um plano arquitectónico Pombalino elaborado por Henrique Guilherme de Oliveira. 

O grande promotor e dinamizador da povoação, Jacinto Bandeira, viria a receber o título de Barão de Porto Covo em 1805.

 

 

 

Os Fortes da costa e da ilha do Pessegueiro foram construídos no fim do século XVI / inicio do século XVII e faziam parte de um projecto que compreendia um porto artificial defendido por um molhe que ligaria a ilha do Pessegueiro à ilhota fronteira, conhecida como penedo do Cavalo e até à costa. O porto e o forte da ilha nunca ficaram concluídos.

 

As principais Praias de Porto Covo são:

  • Praia Grande e praia da Ilha, as com maior extensão de areal e mais acessíveis., ambas galardoadas com Bandeira Azul;
  • Calas, pequenas praínhas entre as rochas de grande beleza. São a Cerro da Águia, Vieirinha, Oliveirinha, Foz, Burrinho, Samouqueira, Pequena, Espingardeiro, Búzios e Cerca Nova;
  • Naturista, Praia do Salto, entre a Cerro da Águia e a Cerca Nova. Oficial naturista desde 2002.