Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

netviagens sapo

Férias, Cidades e Hotéis - Netviagens. O melhor, pior e as recomendações sobre turismo e viagens. Companhias Aéreas, Alojamentos e destinos

netviagens sapo

Praia Boca do Rio, Algarve

A praia Boca do Rio fica situada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

 

 

É uma zona balnear menos frequentada do Algarve no concelho de Vila do Bispo entre as mais conhecidas praias do Burgau e da Salema.

O seu nome deriva da foz de um pequeno rio que desagua a nascente da praia entrincheirada num vale e dominada pelo Forte de Almadéna que baptiza igualmente o dito rio.

É uma zona completamente selvagem, sem qualquer infraestrutura mesmo na época alta. Sem casas e construção, vigilância, nadador salvador ou vendedores.

 

 

Mas não pense que vai estar sozinho!! O local é frequentado por autocaravanas e turistas de ocasião.

Esta praia tem também um tesouro escondido, são umas ruínas romanas de uma Vila com mais de 2000 anos. Esta Vila dedicava-se à pesca e agricultura, destacam-se vários tanques de salga de peixe utilizados para produzir o garum, uma pasta de peixe salgado e fermentado muito popular no Império Romano. Esta mistura fermentava ao sol durante 3 meses sendo depois misturada com ervas locais para ser embalada nas ânforas. Estas ruínas só foram descobertas após o grande terramoto de 1755, depois de terem ficado a descoberto com as ondas do tsunami. Muitos dos vestígios encontram-se submersos e só é possível apreciá-los através de mergulho submarino.

A Boca do Rio é certamente a única praia do Algarve onde se pode dar um mergulho em companhia de vestígios romanos.

No local existe igualmente uma construção abandonada que fazia parte de uma capela de construção do século passado e utilizada para oração pelos pescadores locais.

 

Outra zona balnear interessante na região Algarvia: Praia de Odeceixe